O Trabalho e a Família

Decorreram no passado fim-de-semana, 19 e 20 de Novembro, em Fátima, as XXV Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, subordinadas ao tema: O TRABALHO E A FAMÍLIA.


Na linha do tema do último Encontro Mundial das Famílias (A Família: o Trabalho e Festa) , realizado em Milão, no verão de 2012, e respondendo à realidade que nos rodeia, foram colocadas questões e procuradas respostas para uma equilibrada e saudável relação entre trabalho e família. 
O orador convidado foi o Professor Doutor Manuel Braga da Cruz. Começou por pôr à consideração dos presentes os pontos mais significativos da Doutrina Social da Igreja acerca do trabalho e da sua importância para a vida familiar. Desde a encíclica Rerum Novarum de Leão XII até à Laborem Exercens de João Paulo II, ficou claro que a Igreja sempre chamou a atenção para a dimensão subjetiva do trabalho. Para avaliar a importância do trabalho no seio de uma sociedade, é fundamental olhar para a pessoa que trabalha e para a família de que ela faz parte.
Num segundo momento, o orador convidou os presentes a reflectir acerca das grandes transformações da família nos últimos tempos e das consequências daí provenientes para  a sua relação com o trabalho. Ao falar da gravidade da taxa do desemprego e da baixa natalidade existentes em Portugal, dizia: Quem tem família e uma família grande é muito rico, porque está inserido numa estrutura de suporte e solidariedade sem igual.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Formação Comunicar Bem

Família é escola para o perdão recíproco