Catequese e Família


No dia 20 de outubro, sexta-feira, no Centro Pastoral Diocesano (Seminário de Leiria), às 21h, haverá um encontro de formação para a apresentação dos projetos da Catequese Familiar e da Escola Paroquial de Pais.
Convidam-se, para este serão, os párocos, catequistas, membros das equipas de pastoral familiar e outros agentes de pastoral para que possam conhecer melhor esta proposta que procura envolver as famílias na dinâmica das catequeses das crianças.
Catequese Familiar vem reformular a iniciação cristã das crianças, saindo do esquema escolar, envolvendo os pais e valorizando o Domingo. É um itinerário estruturado por etapas (meses: de Outubro a Julho) e cada etapa articulada em quatro semanas: 1ª Semana – Em Casa (Diálogo em família); 2ª Semana – Na paróquia (Encontro de pais); 3ª Semana – Em Casa (Diálogo em família); 4ª Semana – O Domingo em família (Encontro de Pais / Catequese das crianças).


Escola Paroquial de Pais é um projeto, acessível e prático, inspirado num modelo de catequese de adultos, especialmente direcionado para os pais que pedem a educação cristã dos seus filhos. Nasce da necessidade sentida, por catequistas e famílias, de aproximação e colaboração mútua, favorecendo as competências educativas dos pais e outros familiares. Para cada ano da infância, estão preparados 6 encontros de formação para os pais (publicados pelo SNEC em dois volumes), a realizar ao longo do ano pelo catequista que acompanha o grupo ou outro animador paroquial.

A entrada é livre e não precisa de inscrição prévia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Formação Comunicar Bem

XXIII Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar