Catequeses sobre a Família - 2

MÃE
Continuamos com as catequeses sobre a família e na família há a mãe. Cada pessoa humana deve a vida a uma mãe, e quase sempre lhe deve muito da própria existência sucessiva, da formação humana e espiritual. Contudo, a mãe, embora seja muito exaltada sob o ponto de vista simbólico - muitas poesias, muitas coisas bonitas se dizem poeticamente sobre a mãe - é pouco escutada e pouco ajudada no dia-a-dia, pouco considerada no seu papel central na sociedade. 
Aliás, muitas vezes aproveita-se da disponibilidade das mães a sacrificar-se pelos filhos para «economizar» nas despesas sociais. (...) As mães são o antídoto mais forte contra o propagar-se do individualismo egoísta. «Indivíduo» quer dizer «que não se pode dividir». As mães, ao contrário, «dividem-se», a partir do momento que hospedam um filho para o dar à luz e fazer crescer. (...) Uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumana, porque as mães sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação, a força moral. (...) 
Queridas mães, obrigado, obrigado por aquilo que sois na família e porque o dais à Igreja e ao mundo. E a ti, amada Igreja, obrigado por seres mãe. E a ti, Maria, mãe de Deus, obrigado por nos fazer ver Jesus.
Papa Francisco, Audiência geral, 7 de janeiro de 2015


Texto completo:http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2015/documents/papa-francesco_20150107_udienza-generale.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Família é escola para o perdão recíproco

Formação Comunicar Bem