Jornada Nacional da Pastoral Familiar

Decorreu nos dias 19, 20 e 21 de Outubro no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, a XXIV Jornada Nacional da Pastoral Familiar. O tema deste ano foi “A família em festa no dia do Senhor”.
Esta jornada teve a participação de cerca de 160 pessoas das quais 12 eram da nossa diocese.

Na 6ª feira à noite houve uma sessão de introdução com o tema “Ecos do VII Encontro Mundial das Famílias” apresentado pelo casal Graça e Bernardo Mira Delgado da equipa cessante do Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF).

No sábado após a oração da manhã, presidida por D. Antonino Dias, Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, iniciaram-se os trabalhos com a apresentação da nova equipa do DNPF.

Frei Lopes Morgado apresentou o tema “O Domingo, primeira e mais original festa da comunidade cristã”. Com a sua vivacidade e constantes interpelações que colocava, este foi um momento muito forte pois levou-nos desde as raízes históricas e bíblicas do Domingo, o “Sábado Judeu”, até à situação atual. Ponto importante, muitas vezes sublinhado por Frei Lopes Morgado, foi a necessidade das comunidades cristãs aceitarem que não há sacerdotes suficientes para celebrar a Eucaristia em todos os lugares de culto e que com o aumento do número de celebrações solicitadas a um sacerdote, a qualidade celebrativa diminui.

O tema seguinte foi “O Domingo numa sociedade em mudança: mentalidades, ritmos e ritos” apresentado por Joaquim Franco, jornalista da SIC. O seu testemunho pessoal revelou grande preocupação com a banalização do Domingo pelo mundo da economia que vê o Domingo como mais um dia da semana. Uma das afirmações que mais interpelou os participantes foi: “preservar o tempo para o gratuito é essencial”.

Após o almoço foi apresentado o tema “O Domingo na Pastoral Familiar, desafios e linhas de força” pelo P. Francisco Martins, de Aveiro. Entre muitos outros aspetos foi salientada a importância da participação em família na Eucaristia Dominical e a necessidade de formação de agentes da Pastoral Familiar. Este tema foi depois aprofundado em trabalhos de grupo.

No domingo houve uma apresentação de 3 testemunhos de casais num painel denominado “A Família renasce pela Fé”. Um dos testemunhos foi dado pelo casal Dina e José Antunes, das equipas de Nossa Senhora, da nossa diocese. Realçaram a importância da vivência do Domingo como espaço de comunhão familiar alargada: após a Eucaristia Dominical, a família reúne-se para preparar e tomar o almoço em conjunto.
A jornada terminou com a celebração da Eucaristia.

Verificamos que as necessidades sentidas na nossa diocese são partilhadas por muitas outras:
· Falta de equipas de pastoral familiar paroquial;
· Falta de formação para os agentes da pastoral familiar;

Como conclusão, podemos afirmar que foi gratificante verificar que as propostas lançadas no Encontro Mundial das Famílias, em Milão, estão a fazer o seu caminho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Família é escola para o perdão recíproco

Formação Comunicar Bem