Dia da família

Introdução.
Dia 15 de Maio, celebra-se em todo o mundo o dia internacional das famílias, através de inúmeras iniciativas, de diferentes formatos e dimensões. A diocese Leiria-Fátima, desafia as suas famílias, a fazerem desta data, um marco.

Objetivo.
Impelir a redescoberta da família cristã como espaço de harmonia, de aconchego, de diversão, de festa e de amor.

O que fazer?
Entre 13 e 19 de maio, se possível no 15, preparar um encontro/ação concreta para festejar a família. A família deve encontrar-se num espaço que para si signifique festejar: seja a casa da avó, o cinema, o parque... E passar esse tempo brincando, ouvindo-se, estando todos verdadeiramente presentes.

Como fazer?
Para início de conversa, pode-se ler a mensagem da frente do folheto ou usar um outro texto, uma carta do tempo de namoro, o álbum de fotografia… Algo que suscite diálogo e partilha.

Para partilhar.
Escolher um símbolo do encontro e fotografá-lo ou desenhá-lo. No Domingo 20 de Maio, levá-lo para a Eucaristia da comunidade e colocá-lo num placard preparado para o efeito na igreja. Poderá ser uma foto de um piquenique, o desenho de uma bola de futebol ou do jogo que jogaram juntos, o bilhete de uma ida ao cinema, um postal com os nomes daqueles que se reuniram… A imaginação é o limite!
A colocação do símbolo no placard é livre e pode ser anónima. Será bonito ver um placard cheio!

Passar a mensagem…
E porque não levar esta ideia a um casal amigo? Procurar levar um casal amigo a aceitar também este desafio.


O que terão de fazer as equipas de PF?

1º - abordar o pároco (que entretanto estará a par desta iniciativa) no sentido de preparar a iniciativa.

2º - distribuir os panfletos, que chegarão a cada paróquia durante a semana de 5 a 12 de maio, durante as missas do fim de semana de 12 e 13. Cada família deverá receber um panfleto e este pode ser distribuído no final da celebração ou durante a mesma, conforme o acordado com o pároco.

3º - disponibilizarem-se para explicar a ideia a quem o solicitar. O ideal seria fazê-lo na altura dos avisos, pelo pároco ou por um membro da PF paroquial…

4º - preparar um painel ou um outro suporte (pode ser uma colcha suspensa na parede ou uma mesa, por exemplo) para receber os símbolos por ocasião das missas de 19 e 20 de maio.

5º - colaborar na receção dos símbolos. Pode ser durante a eucaristia, de forma mais formal e mais enriquecedora para a comunidade, ou ajudando na fixação dos símbolos de maneira mais discreta antes e depois da celebração.

Vamos celebrar a família. Vamos louvar a Deus pelas famílias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Formação Comunicar Bem

Família é escola para o perdão recíproco