CPM diocesano em formação

No passado 12 de Abril, teve lugar no Seminário Diocesano uma ação de formação do CPM da nossa diocese sobre o tema "O Amor ao longo da vida". O encontro contou com três momentos: uma oração inicial, o testemunho de um casal e uma apresentação do padre Luís Inácio João. 

No momento de oração foi lido um texto do papa Francisco onde ele pretende responder à questão “É possível amar-se «para sempre»?”. Ele questiona o facto de atualmente muitas pessoas terem “medo de fazer escolhas definitivas”, levando a que muitos matrimónios sejam encarados apenas “enquanto o amor durar”. Ele diz que o amor deve ser visto como uma relação, que permite o crescimento do casal e permitirá cuidar do matrimónio “para sempre e com qualidade”.
Num segundo momento, o casal Ana e José Horta, do CPM de Alcobaça, diocese de Lisboa, testemunhou o “seu amor ao longo da vida”. Tendo celebrado o seu matrimónio há cerca de 31 anos e com dois filhos, foi com emoção que relataram a história do seu amor conjugal, nomeadamente, a forma como ultrapassaram as dificuldades dos primeiros anos de relacionamento comum. Além do CPM, a Ana e José também pertencem ao Encontro Matrimonial” (EM). 
Nesse sentido, disseram que tanto um movimento com outro os ajudou muito a ultrapassar essas dificuldades iniciais e a encontrar uma nova forma de se conhecerem mutuamente. Foi um testemunho emotivo e muito rico onde ficou claro que o Amor ao longo da vida não tem que esmorecer, mas pode crescer, bastando para isso «reconhecermos que o caminho passa por aceitarmos as nossas diferenças e assumirmos as nossas fraquezas perante o outro», disseram eles.
Após um lanche convívio muito animado, o Pe Luís Inácio abordou com os casais o tema: “A espiritualidade do casal”. Disse que o sacramento do matrimónio implica o aperfeiçoamento permanente da vida em casal. Uma das formas de o conseguir é através da oração em casal, uma vez que reforça a espiritualidade conjugal, levando cada membro do casal a assumir perante Deus e perante o outro as suas dificuldades e limitações pessoais.

O encontro terminou com a oração feita pelo D. António Marto para este ano pastoral dedicado à família.
Miguel Lopes



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Família é escola para o perdão recíproco

Formação Comunicar Bem