Celebremos a familia!

Festa da Sagrada Família – 30 de dezembro

As luzes e alegrias dos festejos do nascimento de menino Jesus quase deixam passar discreta a festa da Sagrada Família. A verdade é que o Menino vem ao mundo como todos os outros meninos, no seio de uma família.

Na paróquia da Cruz da Areia, a celebração dominical de 30 de dezembro contou com participação especial das famílias. O papel mais ativo com que participaram nos diferentes momentos da Eucaristia, foi sem dúvida a forma de tornar presentes todas as famílias que se juntam na comunidade paroquial.

Os casais, os pais e filhos, as diferentes gerações que subiram ao ambão para as leituras, oração universal e ação de graças, deram voz à forte mensagem das leituras deste dia. Sem espaço para ambiguidades, são propostas linhas orientadoras para a vida familiar alicerçadas no amor e no respeito mútuos sem esquecer o perdão. O papel de cada membro enquanto indivíduo contextualiza-se na união familiar nos diferentes momentos da vida, como filha ou filho, mãe ou pai, avó ou avô. A família cristã acrescenta a estes valores a força da Fé partilhada.

As palavras do antigo testamento –Livro de Ben-Sirá–, de S. Paulo ou do evangelho mostram-nos que os problemas que as nossas famílias enfrentam nos dias de hoje não serão muito diferentes do que eram há dois milénios.

O momento final da celebração foi outro dos pontos altos desta celebração. Acolhendo a proposta da Pastoral Familiar diocesana, as famílias presentes na assembleia foram convidadas a acompanhar uma oração conduzida também por uma família. As estrofes distribuídas rezavam: “Eu creio… na fidelidade ao amor provado em cada gesto, em cada batalha travada de mãos dadas, (…) na alegria de quem se dá por amor (…). Eu creio que cada família é verdadeiro presépio (…)”.
texto de Pedro Alves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Formação Comunicar Bem

Família é escola para o perdão recíproco