Se Tu és o farol, não tenho medo de embarcar.

No dia 30 de dezembro de 2012, os casais das Equipas de Nossa Senhora da Freguesia de São Mamede animaram a Eucaristia da Festa da Sagrada Família. No final, e depois de rezarmos uma oração lindíssima, os casais das várias Equipas da freguesia distribuíram uma pequena lembrança, feita por eles, a todas as famílias presentes na celebração, que foram em procissão até ao altar: um pequeno barco de papel feito em origami, com duas velas: uma que dá luz (a Luz de Cristo cujo nascimento festejamos) e outra que sinaliza ou que passa uma mensagem - «Feliz és tu porque acreditaste!».

Os casais das Equipas de Nossa Senhora estão cientes que muitos outros casais navegam sozinhos, em embarcações desgastadas; outros estão desesperados a combater as ondas, em mar alto, no meio da tempestade; outros ainda ficam em terra com medo de embarcar... São grandes as necessidades materiais, mas sobretudo são as espirituais que fazem vacilar a Família. Entre outras, é também missão das Equipas de Nossa Senhora convidar outros casais para seguir em direção ao farol, em direção à Luz, onde nada faltará.

Hoje, a Igreja apela vivamente a ajuda da Família para superar a crise de valores da nossa sociedade. Cada família é uma pequena Igreja onde fermenta e cresce o dom do Amor. Cada família deve ser e permanecer uma célula vital da Igreja que vive no Amor.

Um amor que promove e defende a dignidade da pessoa humana, que obriga a participar na vida social e pública a favor do bem comum, na construção de uma sociedade justa, solidária, fraterna, com particular atenção aos mais pobres e necessitados.


texto de Sílvia Gomes Neves (ENS Leiria 25)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Formação Comunicar Bem

Família é escola para o perdão recíproco