Benção de bebés na paroquia da Marinha Grande

No passado dia 5 de Fevereiro teve lugar na igreja matriz da Marinha Grande, Nossa Senhora do Rosário, uma celebração destinada aos bébes até aos dois anos de idade e que evocou a apresentação do Menino Jesus no templo de Jerusalém.
Participaram 50 bebés acompanhados pelos seus pais,avós e familiares, num momento litúrgico de especial significado.
Poderia pensar-se que a presença de um tão grande numero de bebés na igreja iria converter-se em choros impacientes, mas a verdade é que tirando dois ou três que a determinado momento fizeram ouvir a sua voz, verificou-se não só um certa tranquilidade mas, inclusivamente, que seguiam com os olhitos muito abertos e os ouvidos muito atentos tudo o que se ia desenrolando.
Uma magia no ar fez-se sentir com uma mímica e um balão que ia passando e os pais anunciavam o nome dos seus bebés. Também os canticos produziram uma atitude de fascínio que só eles poderão explicar, mas que era visível nas suas expressões. Além disso, os mesmos cânticos ajudaram toda a restante assembleia a viver e a sentir de modo especial aquele momento.
A celebração foi presidida pelo pároco, padre Armindo, e consistiu na proclamação de uma passagem do Evangelho, após a introdução e saudação,seguida de uma pequena reflexão em torno da leitura escutada. Depois, os pais foram convidados a acender uma vela a partir de uma lamparina que se encontrava acesa, símbolo da luz de Cristo que a todos ilumina, e colocando as suas mãos sobre a cabeça dos seus bebés acompanharam a oração de benção que o sacerdote pronunciou.
Terminada a celebração, para aquecer os corpos, (os corações esses estavam bem "quentinhos"), houve no adro café, chá e chocolate bem quentinhos, servidos com bolinhos secos.
Foi proporcionado um ambiente bastante acolhedor graças à participação de alguns colaboradores a que a Equipa de Pastoral da Família da Marinha Grande agradece com um BEM HAJA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A BELEZA DO AMOR DE MÃE

Família é escola para o perdão recíproco

Formação Comunicar Bem